terça-feira, 12 de junho de 2012

Como surgiu o dia dos namorados no Brasil – Por Ruzel Costa


Add caption
O dia 12 de junho, para muitos é considerado um dos dias mais “românticos” do ano. Seria pelos presentes ou pelo amor, carinho ou cumplicidade dos casais?
 O dia dos namorados é conhecido em grande parte do mundo como o dia de São Valentim ou Valentine’s Day ou Dia de Valentino.
 Sua origem possui possíveis versões baseadas na tradição cristã e na igreja católica. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, todos lembrados em 14 de fevereiro.
Entre as várias lendas que surgiram ao longo dos séculos, a versão mais propagada conta que, por volta do ano 270, o imperador romano Claudius II proibiu a celebração de casamentos, pois acreditava em que os homens solteiros seriam melhores combatentes em tempos de guerra. Um padre de Roma, Valentino, não concordado com a proibição, seguiu casando seus paroquianos  mesmo, às escondidas. Descoberto foi preso e condenado à morte por decapitação no dia 14 de fevereiro.
Para celebrar a coragem do padre, que depois se tornou santo, a data de sua morte passou a ser comemorada como o Dia dos Namorados.
 A Igreja Católica deixou de celebrar o dia de São Valentim em 1969 por duvidar de sua identidade e até mesmo de sua existênc