terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Se há uma arte de bem falar, há igualmente uma arte de bem ouvir.(Epitecto)


Ouvir é  uma atitude do coração, um desejo genuíno de estar com o outro, que tanto atraí como cura. (J. Isham)

Ontem fui à casa de um casal de amigos e me senti ouvida como a muito não sentia.
Talvez seja minha própria culpa por comportar de forma a parecer ser uma mulher forte que consegue superar qualquer coisa. Mas tem dias que me sinto frágil.
Depois de tudo que me aconteceu eles foram os únicos que perguntaram sobre meus projetos. Isso me fez refletir... Acho que neste momento tenho sonhos, desejos e ainda não chegou a ser projetos.
Conversamos muito e principalmente  me senti ouvida. Aquele que sabe ouvir faz a diferença entre conflito e amor,  separação e conexão, amizade e AMIGO. A escutatoria tem o poder de curar corações aflitos.
Conversar não é duas pessoas falando e sim duas pessoas que se revesam para ouvir.
Vivemos numa sociedade onde  pessoas vivem cronometrando seu tempo , pensam em ter cada vez mais habilidades e correm atras de resultados, com tudo isso ouvir tornou-se uma opção remota. Por isso muitas pessoas se sentem não ouvidas,mal interpretadas, não apreciadas e sem esperança.
Ouvir parece, entretanto, ter se tornado uma arte perdida.., a sensação que tive é a de que descobri algo novo, talvez por eu estar fugindo inconciente de   ouvir e ser ouvida. Isso fez com que escutasse meu coração. No meu caso, algumas coisas que escutei doeu e outras me aliviaram...


Obrigada René e Célia - Eu amo vocês!

Se há uma arte de bem falar, há igualmente uma arte de bem ouvir.(Epitecto)

4 comentários:

  1. Oi Márcia, como vai? Antes de mais nada, um feliz ano novo repleto de saúde, paz, amor, prosperidade pra vc e pra toda sua família. Como tem passado? Como tem sido sua recuperação? A gente fica mesmo frágil em muitos momentos da vida. E tentamos parecer fortes... mas pra quê? Gosto muito de conversar. Também penso que uma boa conversa pode fazer maravilhas. Mas é preciso mesmo falar e ser ouvida. Tem que ser uma via de duas mãos. Ainda que não ouçamos aquilo que desejamos ouvir, é sempre bom poder dividir nossos medos, planos, e sonhos. Espero te ver logo, tá. Ah, Eu sigo um blog chamado A delícia de ser mulher (www.adeliciadesermulher.blogspot.com). A autora do blog filosofa sobre vários temas e é gostoso ler. Faz a gente pensar em muita coisa. Entra lá, dá uma lida. Penso que vai fazer bem pra você assim com tem feito pra mim. E aparece lá no meu blog também, tá. Gde bj e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcia por nos ter como amigos. Permita Deus que nunca venhamos a lhe decepcionar. Um forte e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fabi

    Faz tempo que a gente não se vê.
    Precisamos mesmo nos ver.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. René meu amigo.
    Eu o tenho no mais alto conceito.
    Como diz uma amiga em comum, -falar com você é ter papa cabeça, nunca é jogar conversa fora.
    Agradeço a Deus por ter colocado em meu caminho pessoas como você e a Célita.
    Um beijo ao casal lindo.

    ResponderExcluir