sexta-feira, 10 de junho de 2011

Exame do Liquor - Mais um exame que terei que fazer.

 
O exame do líquor, líquido que banha o cérebro e a medula espinhal, é essencial na investigação de várias doenças, como doenças infecciosas, parasitárias, tumorais e degenerativas. Algumas infecções podem atingir o sistema nervoso central, e o exame do líquor é uma ótima ferramenta para os médicos saberem se a infecção atingiu as membranas do sistema nervoso central.

Qual a função do líquor?
Podemos dizer que o líquor sustenta e “amortece” o cérebro e a medula espinhal. Assim, em movimentos enérgicos da cabeça e do corpo, até certo ponto, o sistema nervoso central fica protegido dos impactos pelo “colchão” proporcionado pela presença do líquor.
Outra função importante exercida pelo líquor é suprir o sistema nervoso de nutrientes e remover resíduos do metabolismo, outras substâncias e drogas que alcançam o cérebro através do sangue.
As células do sistema de defesa e anticorpos também circulam através do líquor.  O líquor normal possui aspecto semelhante à água, é límpido, possui pequenas quantidades de proteínas, glicose, potássio, cloreto de sódio e células.
Como é feita a colheita do líquor?
A colheita do líquor é feita através de punção lombar ou suboccipital (logo abaixo do crânio). É sempre realizada por um médico, em condições de esterilidade.
Na punção lombar, o paciente é colocado deitado, de lado, com o pescoço para baixo e as pernas encolhidas. O médico então palpa a coluna do paciente para localizar a quarta e a quinta vértebras lombares, faz a desinfecção dessa região e introduz a agulha de punção entre a quarta e a quinta vértebras lombares. O líquido drenado é colocado nos tubos de ensaio e enviado para o laboratório para análise. Para a realização do exame, é feita uma anestesia local para que o paciente não sinta dor. Após a punção, o médico comprime o local com as mãos e faz um curativo.
O líquor retirado durante a punção não faz falta para o corpo?
A quantidade de líquor retirada durante o exame é pequena e não traz nenhuma repercussão para o paciente. O que pode acontecer é um pequeno vazamento de líquor pelo “caminho” da agulha, que não é visto externamente, mas internamente. Esse vazamento pode dar uma dor de cabeça que é conhecida como “cefaléia pós-punção”. Para evitar a ocorrência dessa dor de cabeça, o paciente é orientado a permanecer deitado com a cabeceira baixa por um período de algumas horas após o exame.
A dor de cabeça após a punção
A principal complicação da punção lombar é uma dor de cabeça na região frontal da cabeça ou atrás da cabeça, que ocorre em 10 a 30% dos casos. Essa dor de cabeça tem início de 12 a 48 horas após ao procedimento, e pode durar vários dias, até mesmo semanas. Em geral ela piora na posição ereta e é aliviada quando a pessoa deita.
A síndrome de cefaléia pós-punção lombar pode causar dor na nuca e coluna, dormência nas pernas, rigidez do pescoço, vômitos e náuseas, visão turva, tonturas, vertigem ou zumbido. TODOS esses sintomas são aliviados por simples medidas posturais, ingestão de líquidos e analgésicos.
O que o paciente deve fazer após a punção lombar?
-  Ficar em repouso e beber muito líquido
-  Se mesmo com esses cuidados o paciente tiver dor de cabeça (que é forte, acontece quando a pessoa levanta e melhora quando ela deita), deverá ficar em repouso absoluto por 48 horas, deitado, de preferência de barriga para baixo.
-  Informe seu médico sobre a ocorrência de qualquer efeito colateral.
Pressão do líquor
É possível estimar a pressão intracraniana através da punção lombar. Quando há um aumento da pressão do líquor, isso significa que a pressao dentro do crânio está aumentada, o que normalmente ocorre em processos expansivos, meningites e encefalites. Quando o médico suspeita de um processo expansivo no sistema nervoso, ele não realiza a punção lombar sem que antes seja feita uma tomografia, pois a punção lombar é perigosa nesses casos. Na suspeita de hemorragia abaixo de uma das membranas que reveste o cérebro e a medula, a aracnóide, o médico também realiza uma tomografia antes de fazer a punção, pois essa hemorragia (hemorragia subaracnóidea) pode ser reativada pela punção lombar.
Aspecto do líquor

O líquor normal é transparente e incolor, como uma “água de rocha”. Colocado em repouso no tubo de ensaio, ele não se coagula nem forma precipitado. Já o líquor anormal pode ser:
  • Líquor “fibrinoso”: O líquor neste caso é claro, mas quando fica em repouso no tubo, forma uma malha semelhante à teia de aranha. Ocorre frequentemente na meningite por tuberculose.
  • Líquido turvo: Ocorre frequentemente na meningite purulenta.
  • Líquido com pus: Representa um grau avançado de meningite purulenta.
  • Líquido hemorrágico: Caberá ao médico distinguir se o sangue está realmente presente no espaço subaracnóideo, local onde a punção foi realizada, ou se é apenas sangue da ruptura de uma pequena veia durante o ato da punção.
  • Líquido xantocrômico: Esse tipo é visto nos dias subseqüentes a uma hemorragia em alguns locais do sistema nervoso. Também é visto na icterícia no recém-nascido.

Exame químico, citológico e bacteriológico do líquor
O líquor normalmente possui pequenas quantidades de proteínas, cloreto, glicose e uréia. Alterações das quantidades normais dessas substâncias ajudam o médico na elucidação do diagnóstico. Em casos de meningite bacteriana aguda, por exemplo, há uma redução da taxa de glicose no líquor, ao passo que em infecções por vírus a taxa de glicose está normal.
Da mesma forma, no líquor normal existem pouquíssimas células, e a grande maioria dela são linfócitos, um tipo de glóbulo branco que destrói organismos estranhos e células infectadas.
O aumento do número de células no líquor pode acontecer em algumas doenças. Por exemplo, nas meningites por vírus, na meningite tuberculosa e neurossífilis há um aumento de células no líquor com predomínio de linfócitos. Nas meningites bacterianas, há um aumento do número de células no líquor com predomínio de granulócitos.
Células de tumores também podem ser pesquisadas no líquor, através da citologia oncótica, e podem indicar metástases de cânceres. Os cânceres que geralmente se espalham para o sistema nervoso são câncer de mama, pulmão e estômago. A leucemia linfóide aguda também compromete com freqüência o sistema nervoso central.
Também são pesquisadas bactérias, bacilos e fungos no líquor, e feitos alguns testes para encontrar o agente infeccioso.
Algumas doenças que podem alterar o líquor:
-  Meningites
-  Infecções viróticas
-  Tumores ou abscessos cerebrais
-  Pseudotumor cerebral
-  Encefalopatia saturnina
-  Neurossífilis parética
-  Síndrome de Guillain-Barré
-  Hemorragia cerebral
-  Tumor medular
-  Trombose cerebral

93 comentários:

  1. Flor,
    Que seja mais um exame e que por mais dolorido e difícil, como tudo na vida, irá passar.
    E que o resultado seja "nada a declarar".
    Beijos e boa sorte.
    Andrea Prado

    ResponderExcluir
  2. Estou preocupado tenho uma filha de 3 anos e ela fez o exame pois tava com suspeita de meningite e hj sente muita dor ao por o pé no chão. estão falando q é normal mas estamos muito preocupados

    ResponderExcluir
  3. Estou preocupado tenho uma filha de 3 anos e ela fez o exame pois tava com suspeita de meningite e hj sente muita dor ao por o pé no chão. estão falando q é normal mas estamos muito preocupados

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu fiz ontem de manhã esse exame. Estou sentindo muita dor de cabeça e uma dor fortíssima na coluna, costas e peito. Dói até para respirar. Acho que estou dentro dos 30% que deram azar no pós exame. Graças a Deus não deu positivo para nenhuma doença. A propósito acho que compensa mais enfrentar a dor do exame do que arriscar em ter a doença e não detecta-la. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também fiz ontem e entre em essa porcentagem também doe horrível minha cabeça costas e coluna ainda não tenho resultado mais e para bater resultado com esclerose multiple

      Excluir
    2. eu também fiz ontem e entre em essa porcentagem também doe horrível minha cabeça costas e coluna ainda não tenho resultado mais e para bater resultado com esclerose multiple

      Excluir
    3. O médico me pediu esse exame está marcado para a próxima quinta-feira, 24/11/16. Estou com medo, confesso!

      Excluir
    4. Está marcado para eu fazer na próxima quinta-feira, 24/11/16. Já estava com medo,depois de ler alguns depoimentos aqui, fiquei pior. Mas, lendo uns que foram bons, fiquei melhor. Vamos pedir a Deus por todos nós que precisamos fazer. Que Ele nos abençoe! Amém!

      Excluir
    5. Oi quantos dias vc ficou com dor? E quanto tempo levou para se recuperar? Vc conseguiu andar normalmente ou precisou de ajuda?

      Excluir
  5. Ola, eu fiz esse exame a exatamente 3 dias. É muito dolorido, porém necessário para ser descoberto algo serio a ser tratado a te mpo. Graças a deus o meu deu negativo para nenhuma doença. Mas, o pós é horrível. No meu caso estou tendo dor de cabeça, tontura, zumbidoe dor no local ate porque tomei duas furadas uma nas costas e outra no pescoço(local onde o medico conseguiu fazer o exame e o pior sem anestesia). Mas, graças a deus tudo passa.

    ResponderExcluir
  6. Oiii, eu fiz esse exame domingo 5 horas da manha, e já estou em casa, mas a dor nas costas é muito grande, estou com medo.

    ResponderExcluir
  7. Faz dois diad que fiz, o exsme em si nao doeu absolutamente nada, mas o pos esta sendo terrivel,dor na nuca, no local e a cabeça vai explodir.acho q o truque eh fazer o exame e ficar no hodpital sedado e dormindo por 24 horas, porque a vinda p casa eh q fode tudo,ainda mais eu q vim de moto.to peeeeessima

    ResponderExcluir
  8. Faz 3 dias e to podre, que dor nas costas,cabeça e nuca.se soubesse q seria tao ruim teria pedido p ficar no hospital por 24h com soro me hidratando, mas to tomando nimesulida e ta aliviando,fe em Deus

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estou encontrando dificuldade de achar clínica no Rio de Janeiro para fazer esse exame, sabem alguma para me indicar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Obrigada. Aline

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, estou encontrando dificuldade de achar clínica no Rio de Janeiro para realizar esse exame, tem alguma para me indicar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. minha irmã também realizou na Neurolife na Praia do Flamengo.

    ResponderExcluir
  12. Minha filha de apenas um mes e dez dias fez esse exame n sei exatamente p q?a doutora n disse nada no caso dela exame rotinal ja q esta na uti espero q dê tudo certo p ela sei q o pós sera um poko trankilo pq ela esta sedada mas enfim voi encher o pessoal aki de perguntas obg pelas dicas e boa sorte a todos..!

    ResponderExcluir
  13. boa noite ,meu filho também fez esse exame e graças a DEUS o resultado foi negativo .ñ percebi nenhuma alteração no comportamento dele.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite fiz o exame numa segunda feira as 21:00, hoje é sexta 22:50, tive que tomar soro. Estou tomando agua mas morrendo de dor na nuca e cabeça, ha horas que penso que vou ficar assim eternamente nao aguento mais que dor, passa msm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei por isso, achei que não ia voltar ao normal, depois de 5 dias tive uma melhora, mas ainda de pé estou tendo algumas tonturas e fraqueza, más vai sumir, pela fé!

      Excluir
    2. Fiz o exame de punção no dia 06/11/17 na hora do almoço e a tortura das dores começou no dia seguinte. Tomei todos os dias Ibuprofeno 600mg, dorflex (apesar da dor nao ser muscular a propria tensao pelo medo da dor já deixa a musculatura da nuca tensa, entao o medicamento ajuda relaxar) e fiz massagem na nuca e coluna com Bengay ( pomada para dor muscular similar a Gelol). Fiz massagem 3 x ao dia. O calor do mentol alivia muito a dor. Tomei bastante água. Hoje 11/11/17, me levantei sem nenhuma dor. Acho que vale tentar.

      Excluir
  15. Quando fiz não senti nada. Só não sai de lá andando por que não ando,kk
    Brincadeirinha de lado e falando sério. Realmente não senti nadinha. Senti a agulha entrando e como se fosse ar entrando na medula e depois nada mais. Vim pra casa normal e não tive nem dor de cabeça. A única recomendação era não fazer força, que cá entre nós ,não tive como seguir afinal sou cadeirante e faço força para me locomover.
    O resultado é até complicado da gente entender mas é bem amplo. Com este exame dá para diagnosticar muitas coisas inclusive doenças auto imune. Que todos fiquem com Deus e tenham um bom exame e ótima recuperação.

    ResponderExcluir
  16. Vou fazer amanhã esse exame nossa tou com tanto receio! Mas vamos lá Deus esta no comando de tudo! Boa tarde!

    ResponderExcluir
  17. Meu bebê de 6 meses fez esse exame ontem. Graças a Deus deu negativo. Mas achei estranho pela doutora ter pedido o exame alegando alta infecção no organismo e quando faz o tal exame que ela quer, ao dar negativo saio do hospital com uma simples receita de paracetamol. Não tinha que dar antibiótico para tratar a infecção?

    ResponderExcluir
  18. Eu fiz o exame do líquor (resultado do exame está normal) no dia 19 de fevereiro e hoje já é dia 13 de março e ainda não me recuperei. Tive cefaléia intensa e vômito 48h após o exame. Atualmente sinto uma espécie de arrepios, como se fossem fortes impulsos nervosos saindo do cérebro e indo em direção à medula quando pego no sono e com isso meu sono está mto prejudicado e me sinto sem energia qdo preciso acordar p trabalhar. Eu não indico esse exame p ninguém, tudo bem q é importante p diagnosticar algumas doenças, mas nem o local que faz o exame e nem o médico que colhe o líquor explica que o pós exame pode ser terrível e só me deram atestado para o dia seguinte porque pedi ao médico. Desde que fiz o exame não consigo ter uma rotina normal. Meu intestino está péssimo. Liguei p o consultório de um neuro dia 26 de fevereiro e só tinha horário p dia 10 e qdo chegou a consulta o médico ficou 3 min comigo e falou q era algum problema na minha glicose, msm eu falando q já fiz 3 exames d glicose e deram normais. Infelizmente o Brasil está carente d bons médicos. Tive que marcar outro médico, porém ele só tem horário p daqui a 14 dias, enquanto isso estou me tratando com homeopatia e graças ao homeopata as dores d cabeça e coluna sumiram assim que tomei o remédio. Alguém já passou por essa dificuldade de dormir após o exame??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual medicação homeopática vc tomou?

      Excluir
    2. Estou com a minha filha tendo o mesmo problema se possivel me indique o nome do remédio, por favor. obrigada.

      Excluir
    3. Pode passar o nome do remédio de homeopatia,por favor

      Excluir
    4. Pode passar o nome do remédio homeopatia por favor

      Excluir
    5. Oi qual o medicamento vc tomou? Eu fiz faz 5 dias e nao passa as dores.

      Excluir
    6. Oi qual o medicamento vc tomou? Eu fiz faz 5 dias e nao passa as dores.

      Excluir
    7. Olá minha mãe fez. E já tem mais de mes que sente fraqueza. Não está dormindo direito e nem se alimentado direito. Disse que desde que fez essa punção, não é mais a mesma. Te perguntar: vc ficou com cansaço físico e sem vontade de comer? Obrigada..

      Excluir
    8. Eu estou passando por tudo isso. meu sono, dores nas costas, cabeça ta um inferno. Sinceramente, é um exame péssimo sim. Eu não senti na hora pois fui sedado, mas a recuperação da impressão que algo foi danificado e que nunca mais vai voltar ao normal. eu fiz dia 8 de novembro e hoje já são dia 18 e a dor de cabeça e indisposição voltou.

      Excluir
  19. Fiz a retirada do liquor já a uns 5 dias, e sempre que saio de carro começa uma dor no pescoço região medular subindo para nuca insuportável. Tenho que tomar analgésico e deitar. Quanto tempo durará isto? O que tenho que fazer pra acelerar minha recuperação? Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  20. Fiz este exame ontem e nao estou aguentando de dor de cabeça, na coluna, fraqueza e nauseas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz há três dias 3 e ainda sinto muitas dores na nuca, quanto tempo leva a passar esta dor?

      Excluir
  21. Qual posição devo ficar deitada realizei hj

    ResponderExcluir
  22. Realmente o pós é bem dificil, depois de 5 dias a minha dor de cabeça passou porem por semanas senti muita tontura e fraqueza.

    ResponderExcluir
  23. Minha filha de 7 anos vai fazer esse exame, meu esposo está com ela no hospital, estou em casa porque temos uma bebe de 6 meses mais estou super nervosa, chorando pois queria estar com a minha filha e pelo o que li DOI muito né.... mais confio no meu Deus ele irá cuidar da minha filha!!!!

    ResponderExcluir
  24. Registro um caso positivo. Realizei o exame na semana passada e fiquei bem apos 3 dias. No local onde fiz, me deram uma anestesia local (doloridinha) e senti apenas uma pressão ao colocar/retirar a agulha. Repousei no local por cerca de 30min e retornei para casa da minha mãe para evitar subir escadas. O trajeto levou cerca de 30minutos e não dirigi. Tomei liquido e fiz o repouso de 24h levantando apenas para ir ao wc. Não tive dores de cabeça apenas um episódio de tontura ao levantar rápido para ir ao wc. No dia seguinte tive desconfortos na coluna ao andar e sentar, mas passou apos 3º dia. Muito importante seguir o repouso e não realizar esforços nos primeiros dias. Boa sorte! Desejo que tenham as mesmas experiências que a minha e ainda melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Eu realizei o exame ontem, e até agora não senti absolutamente nada. Também vim para cada de mãe para não subi escadas, não dirigi, e nada de esforço físico. Achei estranho que meu exame foi feito sem anestesia, e desinfeciona o local.

      Excluir
  25. Eu fiz à 4dias e estou na mesma situção quanto tempo durará?

    ResponderExcluir
  26. Minha filha de 9 anos fez e não teve nenhum sintoma só uma leve dor de cabeça na hora do exame mais nada!

    ResponderExcluir
  27. Fiz o procedimento dia 17.09 quinta-feira, ás 07:30 da manhã, e desde então passei a sentir uma dor de cabeça forte e muito perturbadora, passei a sexta e o sábado durante a manhã em repouso, porem a dor persistia, resolvi caminhar para ver se me sentia melhor e não aguentei mais que 20 minutos caminhando, tive fortes tonturas e vomito, voltei e passei o restante do sábado de cama, hoje já é domingo, a dor no corpo (pescoço, lombar, tórax e coluna) melhoraram um pouco, entretanto a dor de cabeça segue forte. Amanha volto a trabalhar e está dor só tranquiliza quando estou imóvel e deitado. Estou muito preocupado, ás vezes acho que vou ficar eternamente assim. Tomei Dorflex, Lisador, entre outros relaxantes muscular, mas a dor de cabeça não passa.

    Nunca mais quero fazer este exame, a técnica em si não dói absolutamente nada, mas o pós é muito doloroso e traumático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo estou assim desde o dia 07/02 muita dor de cabeça,estou tomando ibuprofeno de 600 mg de 8/8 hrs mas não passa é muita pressão na cabeça principalmente quando levanto. Será que não vai passar?

      Excluir
  28. Minha filha de 4 anos fez este exame terca feria...mas hoje eh sábado e ela sente muitas dores...chora muito...estou destruída ....

    ResponderExcluir
  29. Fiz ontem. Fui furada mais de 6 vezes por um residente pra depois o médico fazer o procedimento, 6 furos estão visíveis. Não senti dor de cabeça, mas as pernas ficaram dormentes e senti falta de ar. Espero nunca mais fazer este exame. Hj, segundo dia, sinto dores no local, não consigo ficar muito deitada e nem sentada.

    ResponderExcluir
  30. Fiz o exame e tudo ocorreu bem...a melhor posição é a deitada na cama delado e não há de bruso abraçando os joelhos sentado. Não senti nada ...só a gulha entrando mas quase não dói. Fiquei deitado pôs o procedimento duas horas sem levantar a cabeça e com fone de ouvido curtindo uma música .. sai de lá sem nada...fui pra casa dirigindo normal. E ainda peguei atestado pra dois dias.. deacansei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é sortudo,todo mundo reclamando.Minha esposa fez esse exame ontem.e sente forte dor de cabeça e na nunca,dor quase insuportável.Só deitada alivia um pouco.Quando tem que levantar para ir ao WC novo sofrimento.Ela geme e chora espero que ela nunca mais tenha que fazer esse exame.E olha que ela sempre foi guerreira mas esse exame é de lascar,dizem que dura 4 dias.

      Excluir
    2. Tony,minha mãe realizou sexta feira esse exame, a dor começou no sábado, hoje é segunda e a dor é terrível, só ameniza quando ela esta deitada, e tem dores no pescoço tbm. Queria saber quanto tempo demorou pra sua esposa melhorar, Guerreira !

      Excluir
  31. gostariadesaber preço do exame

    ResponderExcluir
  32. Fiz este exame e da 1ª vez ia tão nervosa que tive de repetir uma semana depois. O exame não custa absolutamente nada e no final o médico disse-me para manter a cabeça deitada (sem almofada) durante 2h30m (é variável, da 1ª vez foi só 2h) e beber muita água. 3 horas e 2 litros de água fui para casa e fiquei na cama o resto do dia, só me levantando para ir à casa de banho, continuei a hidratar-me, tb bebi café (pq li ;) n sei se influenciou alguma coisa). Nunca tive nenhum dos sintomas descritos. Claro que cada caso é um caso, mas eu segui toas as indicações e correu tudo bem.

    ResponderExcluir
  33. Fiz o exame duas vezes no mesmo laboratório, com o mesmo médico. Da primeira vez fui para casa, repousei o resto do dia e nao tive dor de cabeça nem nada. Fiz pela segunda vez dia 29.02.16 e desta vez estou tendo dor de cabeça e dor nas costas. As recomendações do médico foram tylenol dc e tomar coca / café pois disse que a cafeína ajuda. Recomendou também usar uma cinta durante dez dias, tirando-a só para tomar banho e repouso absoluto ( deitado) por 48 hrs. Ainda estou com um pouco de dor quando sentado ou em pé. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  34. oi...interessante seu blog,
    fiz o exame na ultima quinta feira.e estou tendo todos os sintomas do azar,não aguento mais ficar deitada,mas penso mil vezes p me levantar...

    ResponderExcluir
  35. oi...interessante seu blog,
    fiz o exame na ultima quinta feira.e estou tendo todos os sintomas do azar,não aguento mais ficar deitada,mas penso mil vezes p me levantar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais como vc ta agora? Demoro muito pra passar a dor de cabeça?

      Excluir
  36. Fiz o exame hoje, tive pouca dor de cabeça fui medicada e passou ... mas na lombar a dor é terrível! Mas cada caso é um caso.
    O exame em si não doi NADA , o pós que complicado.

    ResponderExcluir
  37. Eu fiz o exame a quatro meses e a dor nunca passa

    ResponderExcluir
  38. Eu fiz o exame a quatro meses e a dor nunca passa

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde! Fiz o exame ontem, na clínica Neurolife, no Rio. Viajei no banco traseiro por duas horas até chegar em casa e grças a Deus estou passando bem. Bebendo bastante água e coca-cola. Só levanto para ir ao banheiro, e espero que continue sem dor. Mãos abençoadas do médico. Me passou bastante tranquilidade.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde! Fiz o exame ontem e hoje já viajei de volta para minha cidade. Comigo foi tudo tranquilo, não tive efeito colateral nenhum mas fiquei de repouso ontem o dia todo. Hoje estou sentindo um pouco de desconforto onde foi retirado o líquido mas deitei e passou. Gente o importante é que o exame é essencial pra descobrir algumas doenças ( no meu caso esclerose múltipla ) então desapega dos efeitos colaterais e pensamento positivo pro resultado do exame não der nada!

    ResponderExcluir
  41. Também fiz esse exame, três dias atrás e ainda continuou com muita dor de cabeça quando levanto

    ResponderExcluir
  42. Também fiz esse exame, três dias atrás e ainda continuou com muita dor de cabeça quando levanto

    ResponderExcluir
  43. Fiz esse exame de liquor há exatamente 10 dias devido um quadro de caxumba que evoluiu para meningite e desde então não venho tendo paz, sempre internada com tonturas, cefaléia intensa, visão turva e dores na coluna, realmente o pós é horrível e pior ainda que não somos orientados pelos medicos sobre tais transtornos. Quem precisar realmente fazer esse exame procure se aprofundar mais no pós pra não sofrer e ter sequelas como muitos estão relatando. Eu já entreguei nas mãos de Deus!!!

    ResponderExcluir
  44. Boa noite, foi muito explicativo a matéria, fiz o exame segunda feira 20/09/2016,o exame em si e bem tranquilo, como se fosse um exame de sangue. Voltei pra casa na mesma hora e fiz repouso por 24 horas. Os meus sintomas pos exame foram: Torcicolo, rigidez na nuca e pescoço, algumas pontadas no local da punção, e hoje quatro dias após um pouco de tontura e câimbras nas pernas. Mas depois de tantos dias, deve ser paranoia minha. Vou relaxar e torcer para não ser nada.

    ResponderExcluir
  45. gente assim que faz o exame eles atestam?

    ResponderExcluir
  46. Fiz o exame nessa última quinta-feira (06.10.2016) por um hospital público federal em São Paulo. Estava muito tenso, pois ouvi horrores sobre esse procedimento.
    No dia a médica foi muito solícita e tirou todas as minhas duvidas, me deixando bem a vontade. O procedimento foi 'tranquilo' a primeira tentativa foi sem anestesia, tranquilo, senti a picada e um leve incomodo, sem dor, porém, ela teve dificuldades para 'achar' o líquido devido a uma leve curvatura na minha coluna, depois aplicou anestesia, que doeu muito mais do que a primeira picada... tentou a segunda, terceira.. outra anestesia, quarta.. quinta... e acho que na sexta ou sétima, graças a Deus, o liquor começou a sair, gota por gota, ml por ml, a médica disse que 5ml estava OK, mas como estava fluindo bem, decidiu retirar 7ml por segurança. Aí foi só ficar imóvel e contar mentalmente os minutos... um líquor límpido e cristalino... Resumindo, demorou pouco mais de 30 minutos, a médica e eu fomos bem pacientes. Descansei por volta de 30 minutos, levantei sem dor de cabeça e com um pequeno desconforto no local da coleta. Fui almoçar e vida normal. Continuei sentindo o incômodo no local que foi colhido, mas nada demais. Na sexta a dor continuava nas costas, mas mais amena, e no sábado já nem lembrava que fiz o procedimento.

    ResponderExcluir
  47. Fiz o exame a mais ou menos a 7hrs,sinto dor e incômodo no local,isso é normal?!

    ResponderExcluir
  48. Fia o exame em agosto e foi tranquilo. Peguei um táxi e deitei o banco. Fiquei uns dias deitado, levantando só pra ir ao WC e fazer refeições. Não tive nem dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite à todo! Meu filho de 3 ano teve que fazer esse exame, mas graças à Deus o resultado foi negativo! Mas tomem cuidado pois a medica que fez o exame não me falou sobre os devidos cuidados que deveria tomar. Agora ele sente muitas dores e ja se passaram cinco horas do exame. Perde o sono e nao consegue tocar o chao.

    ResponderExcluir
  50. Fiz o exame ontem e quase morri de dor, foi horrível! E ainda tive que fazer duas vezes porque o primeiro médico simplismente não conseguiu. Hoje sinto dores no local do exame e quando fui a rua tive uma leve tontura. Não sei se isso é normal porque ninguém que vi relatou dores no exame em si. Pra mim foi traumatizante eu lembro e quero chorar! Por sorte não tive dores de cabeça mas sinto dores na lombar,como disse, é isso me preocupa!

    ResponderExcluir
  51. Fiz o exame hoje na clinica NeuroLife Flamengo RJ, foi aplicado anestesia no local e o exame foi tranquilo, o medico me tranquilizou bastante.. Infelizmente não consegui voltar de Uber, tive que andar, pegar onibus, dps andar dnv e pegar outro ônibus, desco e peguei um Uber p casa.. O que me deixou preocupado foram os buracos da rua que o Ônibus passava em todos rss.. Demorei 3 horas p chegar em casa, tive algumas dores de cabeça, incomodo na região lombar e to com dor na coluna, também tive tonteiras.. to deitado agora de barriga p cima e as vezes sinto dores de cabeça e a dor no local que tá incomoda.. Espero que amanhã fique bem!'

    ResponderExcluir
  52. Fiz o exame ontem de manha. O médico foi muito atencioso e tranquilo, a aplicação da anestesia que doeu um pouco, mais a coleta do liquor foi tranquilo, sem dor alguma. O médico passo a passo ia explicando o procedimento. Fiquei duas horas de repouso, depois retornei para casa. Passei o dia todo de repouso, levantando só quando necessário. Hoje sinto só uma dor no local da punção, tomei analgésico. Mas o procedimento num todo foi muito tranquilo, graças a Deus. Agora é aguardar o resultado.

    ResponderExcluir
  53. Sou Dora 52 anos.Faz 1 ano que estou fazendo tratamento de polineuropatia inflamaçâo dos nervos com muita dificuldades pra andar.Ontem fiz o exame de liquor em Campinas na clinica Senne Liquor e foi tudo bem só senti uma leve picadinha como a de formiga ,nâo doeu nada e o medico dr Adolfo especialista nesse procedimento me deixou tranquila e o medo sumiu.Fiz o repouso de 24h,tomei muito liquido(cha,cafe,vitamina e agua)graças a Deus não senti dor nenhuma,estou ótima! Recomendo que todos que precisam façam o exame sem medo é muito importante e pense POSITIVO que tudo vai dar certo.Um abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  54. Sou Dora 52 anos.Faz 1 ano que estou fazendo tratamento de polineuropatia inflamaçâo dos nervos com muita dificuldades pra andar.Ontem fiz o exame de liquor em Campinas na clinica Senne Liquor e foi tudo bem só senti uma leve picadinha como a de formiga ,nâo doeu nada e o medico dr Adolfo especialista nesse procedimento me deixou tranquila e o medo sumiu.Fiz o repouso de 24h,tomei muito liquido(cha,cafe,vitamina e agua)graças a Deus não senti dor nenhuma,estou ótima! Recomendo que todos que precisam façam o exame sem medo é muito importante e pense POSITIVO que tudo vai dar certo.Um abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  55. Minha filha tem 12 anos e teve de fazer esse exame, dia 21/3 e hoje dia 23/3 ela continua sentindo terríveis dores na coluna,cabeça e nuca quando levanta sente muita tontura é enjoo ousado e não resolve nada não sei mais o q faço pra deixá-la confortável vcs por acaso sabem me dizer um remédio q resolva pra dor?

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde pessoal, fiz o exame na terça feira 25/04, hoje após 5 dias ainda estou muito mal. Sou grato a Deus pelos resultados terem dado negativo, meu médico foi bem tranquilo, porém fui mal orientado quanto ao pós exame, estou sem me alimentar, nauseado, muito fraco, fortes dores de cabeça e na nuca, não durmo. Mesmo sendo Enfermeiro, desconhecia tantos efeitos colaterais. Se alguém precisar de orientação ou ajuda quanto ao procedimento me mandem um email e passo as informações. Leojnunessouza@gmail.com. Abraço

    ResponderExcluir
  57. Pesquisei sobre o exame antes de faze-lo e observei muitos comentários negativos, de pessoas que tiveram complicação apos o exame, o que me deixou com um pouco de receio, mas como teria que faze-lo nao tinha jeito, vou deixar aqui minha experiencia, que foi positiva para acalmar os curiosos. Fui fazer a punçao lombar, a neurologista fez alguns testes em mim antes, checou meus olhos, reflexos etc, apos isso mandou eu deitar de lado, aplicou anestesia local, essa doi um pouco e e incomoda, mas depois tu nao sente nada. Ao tirar o liquor, com a agulha, nao senti dor, mas sim uma sensação bem incomoda, é bem incomoda mesmo, mas passa rapido. Fiquei de repouso deitado apos o exame por uns 30 minutos, depois disso fui pra casa, e fiquei deitado o resto do dia, a medica falou que e importante repousar umas 12h, tomar uma neosaldina e beber bastante liquido. No outro dia estava com uma leve dor nas costas, mas ela foi ficando mais fraca a cada dia que passou, e la pro quarto dia ja nao sentia quase dor nenhuma, e voltei a rotina normal de academia etc, nao tive dor de cabeça forte em momento algum.

    ResponderExcluir
  58. Tive um quadro de enxaqueca intensa e tive que fazer o exame. Faz 1 semana, ainda tenho dor na coluna, sinto impulsos elétricos, dor de cabeça e muuuita vertigem. Estou com medo de não passar nunca.

    ResponderExcluir
  59. Fiz tem mais de um mês e ainda sinto dor de cabeça final do dia, não posso fazer um esforço maior que já sinto uma dorzinha, sem contar o zumbido no ouvido. O médico não resolve e já estou revoltado com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorou?
      Eu tive dor de cabeça e pressão 24h depois. E 48h comecei a sentir pressão nos ouvidos e uns barulhos super estranhos. E como se o som das coisas tivessem fazendo um eco dentro de mim. A dor de cabeça não está incomodando tanto, o problema são estes sintomas no ouvido. Como se estivesse tampado, uma pressão e os sons estão ecoando, além de ouvir uns sons estranhos, não dão zumbidos, como tivesse algo andando aqui dentro como um barulho de turbina de avião. Muito estranho.
      O procedimento em si foi bem tranquilo. Mas já estou há mais 84h de repouso, fazendo tudo certinho e nessa situação.
      Muita paciência e confiança em Deus! Enfim, pelo que vejo cada um reage de uma forma. O mais comum é a dor de cabeça. Espero que isso passe logo pra mim e para todos!

      Excluir
  60. Fiz a punção lombar ha duas semanas, nos primeiros dias sentir um pouco de dor de cabeça,que sumiu apos uma semana, so que , agora estou sentindo um desconforto(tremores) nas pernas,sendo que antes da punção nao sentia nada disso, alguém teve algum sintoma parecido com o meu?

    ResponderExcluir
  61. Fiz a punção lombar ha duas semanas, nos primeiros dias sentir um pouco de dor de cabeça,que sumiu apos uma semana, so que , agora estou sentindo um desconforto(tremores) nas pernas,sendo que antes da punção nao sentia nada disso, alguém teve algum sintoma parecido com o meu?

    ResponderExcluir
  62. Olá, realizei o exame no dia 06/11 por volta das 12:00 hrs quando temrinei o exame deu um forte dor de cabeca mas passou com un minutos depois. fiquei em repouso absoluto por 24 horas, porém usei travesseiro por falta de orientação, e no dia 08/11 comecei a sentir fortes dores na cabeça, nuca e coluna... Gostaria de saber se essas reações demoram para acabar? 😓

    ResponderExcluir
  63. OILA!TUDO BEM BOA TARDE
    GRAÇAS AO DEUS TODO PODEROSO FIZ ESTE EXAMA,DIA 26/10/2017.
    É PESQUIZEI MUITA INFORMAÇAO,E NAO FOI COMO AS INFORMAÇOES QUE TIVE.LOGONO MEDICO CONVERSOU COMIGO,UM HOMEM DOCIL,NA FALA DELE ME SENTIR BEM CONFORTÁVEL,AI MANDOU EU SENTAR NA CADEIRA,E DISSE;AGORA VOCE VAI PROCURAR O MEDICO.AI RIMOS KKK,ME EXPLICOU QUE IA SENTIR ALGO ME PERFURANDO MAS QUE FICASSE QUIETA PRA NAO MEXER,MANDOU RELAXAR O OMBRO EXPIRAR RESPIRAR QUE IA DA TUDO CERTO.O RESULTADO ERA PARA DIAGNOSTICAR O QUE É ESSA DISIMIELINISAÇO NA MIELINA,POIS DEU TUDO NORMAL,MAS AINDA EXISTE UM ????????????????????
    ENTAO ESTOU INDO PARA OUTRO MEDICO AQUI NA BAHHIA PARA DIANOSTICAR AS DORES NA CERVICAL,E NA CABEÇA SAO DORES INSURPOTAVEL,NAS RESSONÂNCIA ACUSA A MIELINA SENDO DESFEITA????????????????????????????????????????OK QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, fizona o meu exame dia 18 e hoje é dia 24 e ainda sinto muita dor na nuca
    Será normal? Neste momento estou a tomar o Paracetamol desde ontem, será que vai demorar muito mais dias a passar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  65. Eu fiz ontem está punção pela Neurolife no RJ. O médico explicou todo procedimento, recomendações tudo muito claro e objetivo . Fui muito bem atendida. Durante o procedimento, já no finalzinho senti incômodo nas costas e no local da punção. Já tenho 27h de procedimento e não tenho sentido dores, estou no repouso absoluto. Só me levanto para o necessário comer, toalete e banho. E, tudo sem demora, pois foi assim o recomendado. O único incômodo são as costas, sinto algo diferente. Vou fazer as 72h de repouso, conforme indicação médica e espero não ter nenhum tipo de dor. Outra coisa que o médico informou que essas dores pós punção sao comuns na faixa etária de 13 a 50 anos, por isso o repouso de 72h. Pessoas acima dessa faixa, tem repouso de 24h e quase não tem sintoma.

    ResponderExcluir