quarta-feira, 15 de junho de 2011

Temperatura no lesado medular

Gente, andava muito triste, afinal a algum tempo atrás vivia em estado febril e agora sinto um frio que dói.

Minha história é nova e meio largada, não tenho especialistas que me orientam da maneira correta, então tento buscar informações na Net. 

Já algum tempo sigo este lesado que cito o site, onde com suas postagens consigo alguns esclarecimentos.  E hoje lendo sobre a "temperatura no lesado medular" foi como se entendesse tudo o que estava acontecendo comigo.

Partilho com vocês que tem algum problema como esse também ou simplesmente querem saber  o que anda acontecendo comigo.

beijinhos

 

 

Temperature Regulation – Poikilothermic And Poikilothermia

Um Ser humano saudável é capaz de manter uma temperatura corporal constante de aproximadamente 35.8C independente da temperatura do ambiente. Em um ambiente quente, o corpo envia um sinal ao cérebro através da medula espinhal para dizer que o corpo é o superaquecimento, o cérebro envia um sinal de volta para a medula espinhal e diz ao corpo para refrescar-se pelo suor que evapora e resfria a pele . No tempo frio, o organismo sente a temperatura mais baixa e nosso cérebro nos diz para colocar mais roupa para nos aquecer.
Regulamento da temperatura na lesão medular
A maioria das pessoas com lesão medular completa não suam abaixo do nível da lesão e muitos tetraplégicos não podem suar mesmo acima da lesão (embora possam suar devido ao Disreflexia autonômica). Com a perda da capacidade de suar ou da vasoconstrição dentro dos dermátomos afetados o paciente se torna poiquilotérmicos e necessita de um controle rigoroso das suas condições ambientais. Portanto, se um paraplégico ou tetraplégico é levado a uma temperatura exterior mais de 32,2C, especialmente quando a umidade é alta, a temperatura do corpo vai começar a subir (Poikilothermia). Da mesma forma em um ambiente frio, o organismo não é capaz de obter as mensagens ao cérebro que o corpo está a arrefecer, e se não tratada, a pessoa irá em breve tornar-se hipotermica.
Resfriamento na  lesão medular
Uma das melhores maneiras para uma pessoa com uma lesão na medula espinhal para resfriar é ter uma toalha molhada fria enrolada na parte de trás do pescoço. A pele também deve ser umedecida para permitir que a água evaporar da pele, e portanto resfriando o corpo.É um pouco como o suor artificial. Se eu sair de férias, eu levo um spray de água comigo, pulverizo minha cabeça e os ombros com água fria, se eu acho que estou ficando muito quente.
Alguns dos sintomas de superaquecimento que tetraplégicos como eu C5/C6 sofrem são: dor de cabeça, congestão nasal, cansaço e redução da concentração. A forma como eu trato o super aquecimento é beber bastante líquido gelado, comer regularmente, coloque uma toalha molhada fria na parte de trás do pescoço, e pulverize o rosto com uma névoa de água. Para a congestão nasal, eu uso um descongestionante nasal, e é surpreendente quão efetivo isto pode ser para o resfriamento do corpo. A mais óbvia é também de se sentar à sombra!
Super Aquecendo na lesão medular
Se eu ficar muito frio, a única coisa que posso fazer é sentar-se perto do fogo e colocar muita roupa, e beber líquidos quentes para trazer de volta a minha temperatura central até normal.
Claro, se eu me sentar em frente ao fogo por muito tempo, eu fico muito quente e nós temos que começar a partir do topo de novo!

Tradução: Google
Fonte: Apparedyzed

http://serlesado.com.br/?p=1233

5 comentários:

  1. Adorei o post, amiga! me esclareceu algumas dúvidas!
    Mas a minha temperatura destoa um pouco da temperatura ambiente.
    Abaixo do nível da lesão, eu sinto frio constantemente. Mesmo estando um calorão lá fora!
    Então, eu suo da cintura pra cima e sinto frio nas pernas ao mesmo tempo. Parece loucura, né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Má, bem interessante e esclarecedor!!!! Como o nosso corpo humano é misterioso, né?! Beijos e que bom que você pode contar com informações que te ajudam em outros blogs e sites... é muito ruim não termos o apoio necessário dos médicos que nos tratam... acho que você precisa é trocar de médico, hein.. Beijos e obrigada pelo carinho, sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sofro muito com o frio, algumas vezes até no calor, gostaria de saber o por que disso.

    ResponderExcluir
  4. Eu sofri um acidente e fiquei paraplégico e desde então suo muito da lesão para baixo e sinto frio nos braços e ainda tem um queimor que sinto do lado direito do abdômen vc poderia me dizer algo sobre isso

    ResponderExcluir