terça-feira, 5 de julho de 2011

Estado tem 36 casos de infecção hospitalar por dia




Redação do Gterra, 16/10/2010 às 11h47min

Para especialistas, a situação preocupa, pois não há hospital com taxa zero do problema.

 

 

Foto: R7 Estado tem 36 casos de infecção hospitalar por dia

Os hospitais-gerais do Estado de São Paulo registraram em 2009 uma média de 36 casos de infecção hospitalar por dia, provocados por diferentes micro-organismos, segundo levantamento do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do governo estadual. A ausência de parâmetros para as notificações no país impede uma comparação com outros Estados - o sistema paulista de controle é considerado um dos mais avançados.

O resultado de 13.203 pacientes no ano considera apenas casos positivos após hemocultura (exame de sangue para identificação da causa de infecções) realizada em pacientes de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e de Unidades Coronarianas para adultos. E traz dados de apenas uma parte dos hospitais-gerais - públicos e privados - que coletaram e relataram à Vigilância Epidemiológica informações sobre os exames.

Apesar da melhora nos últimos anos, de 823 hospitais com critério para notificar infecções hospitalares em São Paulo, 17% não repassaram nenhum dado para o centro de vigilância - índice semelhante ao de 2008, de 18%. Para especialistas, a situação preocupa, pois não há hospital com taxa zero do problema. Não se submeter ao controle é sinal de falha na qualidade dos serviços oferecidos.

Fonte: http://www.gterra.com.br/saude/estado-tem-36-casos-de-infeccao-hospitalar-por-dia-34602.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário